A crise hídrica a qual o Brasil está vivendo atualmente – a pior desde os anos de 1930 – em nada parece ter relação com a energia solar. Mas ao longo do texto nós veremos que não é bem assim. Tanto a crise hídrica, quanto a energia solar estão diretamente ligadas.

A crise hídrica

Segundo alerta do Ministério de Minas e Energia, o Brasil atravessa uma crise energética sem precedentes, a pior em 91 anos. A grave crise é resultado dos baixos níveis de água nos reservatórios e isso impacta diretamente em vários outros aspectos.

E com o clima cada vez mais sendo afetado pelo homem, não sabemos realmente o quanto a nossa ação possa estar interferindo de forma amplamente negativa no nosso ecossistema.

 

A dependência das hidrelétricas

Levando em consideração que cerca de 62% da energia produzida no Brasil advém das usinas hidrelétricas, a falta de água nos reservatórios é um grave problema. Por conta dessa nossa grande dependência das hidrelétricas, a crise hídrica se transforma também em uma crise energética. E é aí que o problema toma proporções gigantescas.

A crise energética

Com a falta de água nos reservatórios, se abre uma discussão acerca da geração de energia atual, se ela é ou não sustentável. E por conta desses baixos níveis a produção de energia também diminui.

Nesse caso, com a maior parte da energia brasileira sendo gerada através das hidrelétricas, o cenário é extremamente preocupante, o que faz com que o Brasil tenha de acionar as – mais caras, e poluentes – termelétricas.

É por esse conjunto de fatores: baixo nível de água nos reservatórios e acionamento das termelétricas, que a nossa conta de energia fica cada vez mais e mais cara.

A solução

A solução, como você pode imaginar, já foi citada no início deste texto.

Como disse Rodolfo Meyer, conselheiro da Absolar “A crise hídrica está impulsionando o mercado. Só até maio de 2021, o crescimento já foi de 64%”.

Ou seja, está cada vez mais claro que a solução para os nossos problemas energéticos é a energia solar. E esse alto crescimento da energia solar em território nacional, como disse Rodolfo Meyer, se deve a dois fatores primordiais: a queda do preço dos equipamentos e o aumento vertiginoso da conta de energia.

Portanto, se você quer economizar, a energia solar é a solução ideal para você.

QUERO ECONOMIZAR