A tecnologia evolui a cada dia, e no ramo de energia solar não é diferente. Em alternativa aos inversores tradicionais de parede, surgiram os micro inversores, que trazem diversos benefícios se comparados ao seu “irmão maior”.

Leia o nosso artigo e conheça alguns dos benefícios dos micro inversores.

Modelagem do Sistema

 Com relação a expansão de painéis em um inversor tradicional, é possível, mas dentro de limites, pois é necessária certa quantidade de módulos para que ele funcione, além de também haver um limite máximo de placas.

Já o Micro Inversor é 100% modular, é possível ligar o sistema com 1 a 4 painéis, dessa forma podemos dimensionar quantos painéis serão necessários de acordo com as necessidades dos clientes.

Otimização Energética

Devido à baixa tensão de partida, os micro inversores também levam vantagem sobre os inversores tradicionais, pois desta forma o sistema pode começar a gerar energia começando logo pela manhã, assim que a tensão exigida seja alcançada. A tensão de partida dos inversores tradicionais é maior, o que ocasiona um maior tempo para o sistema inicializar

Otimização de percas

 Os micro inversores mantêm as saídas de energia dos painéis totalmente isoladas, ou seja, totalmente independentes umas das outras. Portanto, caso uma dessas placas seja prejudicada por sujeira, sombreamento, ou até mesmo danificada, ela não irá atrapalhar em nada a geração das outras, solucionando assim um dos maiores problemas dos inversores String. Desta forma também é possível colocar placas de potências diferentes sem que prejudique as outras.

No Inversor String caso uma placa tenha algum empecilho em sua produção de energia ela irá influenciar em todas as outras placas conectadas na mesma série, tendo uma grande perda de energia até sua manutenção.

Segurança

  • Corrente contínua de baixa tensão, chegando no máximo a 55v por módulo.
  • Sem risco de arco-voltaico, reduzindo riscos de incêndios e descargas elétricas.
  • Pequeno e leve. Instalação externa, junto ao painel solar. 
  • Instalação fácil, mais rápida e com aterramento e proteção integrada (sem necessidade de string box). 

Monitoramento

Os sistemas com micro inversores contam também com o monitoramento em tempo real da produção de energia, com geração de gráficos, detalhamento unitário das placas e alertas sobre possíveis problemas. Este monitoramento pode ser feito via celular ou outro meio eletrônico.

E você, conhecia a tecnologia dos micro inversores?
Conta pra gente nos comentários. E ah… Aproveite e curta a nossa página lá no Facebook. 😉